Estados começam a Divulgar tabelas do IPVA de 2018

O ano está começando e é o período de pensar no IPVA! O Imposto Sobre Propriedade Veicular é um compromisso de todos os donos de motos, carros e afins. E como era de se esperar o IPVA 2018 traz reajustes para quem for pagar o imposto. Sobre valores e tabelas do IPVA 2018 você lê mais a seguir. 

IPVA 2018

IPVA 2018

Como os estados calculam o IPVA?

O mesmo carro em São Paulo possui um valor diferenciado do IPVA 2018. Por que isso acontece? Porque o cálculo não é único e nacional. 

Para determinar o valor do IPVA os estados (Secretaria da Fazenda, mais especificamente) usa a alíquota de acordo com o valor venal do veículo. Este seria o valor de venda de um veículo de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

✓ Veja como se inscrever no programa Jovem Aprendiz 2018!

Cada estado determina uma alíquota sobre o veículo indo de 0,5% a 4% em cima do valor venal. Então de uma moto custa R$ 100, por exemplo, o seu IPVA em uma alíquota de 4 custará R$ 4. 

O valor do IPVA varia porque a tabela Fipe varia. Isso também acontece porque em alguns estados comprar carro custa muito mais caro. A alíquota mais cara do imposto é em São Paulo, de 4%.

Tabela IPVA 2018 SP


Quando pagar o IPVA 2018?

Cada estado brasileiro possui um calendário especial para pagamento do IPVA 2018. A regra é que o primeiro trimestre é o período para todos. 

O pagamento pode ser feito à vista com até 10% de desconto (também varia de estado para estado) ou em parcelas fixas. Parcelando a pendência sai do sistema já na primeira parcela. Mas se não pagar ela volta.

O atraso pode pesar no bolso do contribuinte. A multa é diária. Em São Paulo, por exemplo, há um acréscimo de 0,33% por dia de atraso. Em negociação os juros podem ser abatidos mas depende das condições de pagamento.

Para saber a data de pagamento do IPVA 2018 consulte o site do Detran de sua cidade. Já foram divulgadas as datas. O boleto deve chegar nas primeiras semanas do ano, em janeiro de 2018 na residência ou endereço cadastrado no Detran.

Também pode ser obtido pessoalmente em uma unidade do Detran ou da Secretaria da Fazenda de cada cidade. Para alguns estados como Rio de Janeiro e São Paulo fica disponível no sistema do Bradesco para quem é correntista.


Valores Atualizados do IPVA 2018

O contribuinte não enfrenta muitas surpresas com o pagamento do IPVA 2018. Os valores ficam semelhantes da alíquota  em relação ao ano passado. 

Mas vai vir mais caro? Não porque na maior parte dos estados o valor dos carros na tabela Fipe ficou mais barato. Boa notícia para quem já estava se preparando para o pagamento do imposto!

Como boa notícia em alguns estado o valor caiu. Minas Gerais, por exemplo, teve uma queda de 2,8%. Já em São Paulo haverá uma baixa de 3,2% na taxa.

Esta é a segunda redução no imposto. Em 2017 ele já foi mais barato em relação a 2016 e estima-se mais quedas nos próximos anos. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Estados começam a Divulgar tabelas do IPVA de 2018

Leave a Reply