Jovem Aprendiz: Diversas empresas Abrem Vagas para Menores de Idade

O programa Jovem Aprendiz 2018 é a única oportunidade do jovem menor de idade atuar no mercado de trabalho. Muitas empresas em parceria com o Governo Federal e o MEC estão ofertando vagas para o Jovem Aprendiz 2018. Saiba como funciona e como se inscrever a seguir.

JOVEM APRENDIZ 2018

JOVEM APRENDIZ 2018

Jovem Aprendiz 2018

O Jovem Aprendiz 2018 é um programa do Governo Federal já em atuação a algum tempo. Funciona por meio de parceria entre empresas públicas e privadas com o Ministério da Educação. Eles devem oferecer uma vaga de emprego em caráter temporário para estudantes com remuneração. 

O programa é amparado pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00). A proposta é auxiliar o mais jovem a escolher uma profissão e se interessar mais por sua área. Também auxilia na renda familiar e dá oportunidade a quem não pode trabalhar com carteira assinada. 

A contratação é sempre restrita e há muitas regras para quem quer contratar estudantes como aprendizes. Uma das principais normas é não substituir um funcionário pelo jovem. Ele jamais deve atuar na empresa sem supervisão ou se tornar uma ‘mão de obra barata’. 

✓ Confira ainda os cursos gratuitos SENAC 2018!

As empresas devem manter um quadro de funcionário de 5 a 15% de estagiários e aprendizes. Nunca menos.


Requisitos para se tornar Jovem Aprendiz

As regras para ser um Jovem Aprendiz 2018 são um pouco diferenciadas do estágio do ensino superior. O contrato é igualmente temporário mas com alguns pontos importantes. São regras:

  • Ter a idade mínima de 14 anos e a máxima de 24 – as empresas podem variar neste quesito mas sempre ficando nas normas;
  • Ser estudante do 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio – é válido a comprovação através do programa de Educação para Jovens e adultos;
  • Não ter emprego com carteira assinada;
  • Não ter sido um jovem aprendiz – da mesma empresa ou de outra;
  • Não ter diploma de graduação – ele deve estar no máximo no ensino médio. 

Como funciona o trabalho de Jovem Aprendiz 2018 

Um aprendiz não é um funcionário e por isso ele não pode ter uma carga horária de 8 horas. Isso fica para o contratado com carteira assinada. Deve trabalhar até 6 horas por dia sendo sempre nos turnos da manhã ou tarde. 

Em período de provas escolares há o direito de ter folga remunerada. Contratações superiores a 12 meses também deixam o Jovem Aprendiz 2018  com o direito a um mês de férias remunerado. 

✓ Saiba quem pode receber isenção IPVA 2018!

O contrato de um aprendiz com uma empresa pode durar até dois anos. Após este período se ele for maior de idade (acima de 18 anos) pode ser contratado como carteira assinada. O contrato de aprendizagem, contudo, não pode ser remunerado. 

Quanto a função a ser exercida depende a empresa e o que ela procura. Pode ser no setor administrativo, financeiro, técnico… mas sempre com supervisão. 


Como se cadastrar para Jovem Aprendiz 2018 

O cadastro para Jovem Aprendiz 2018  deve ser feito diretamente com a empresa que oferta a vaga. O processo seletivo pode ser por entrevista, apenas seleção curricular ou entrevista em grupo. 

Algumas empresas que seleciona para aprendizagem são:

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Jovem Aprendiz: Diversas empresas Abrem Vagas para Menores de Idade

Leave a Reply